SISTEMA DE GRADUAÇÃO

logo shuaijiao pb-002Os sistemas de graduação como conhecemos no Ocidente, baseados em faixas coloridas são uma invenção recente, que datam da metade do século XX, e que objetivam a visualização dos níveis de aprendizado e organização dos conteúdos a serem aprendidos.

No caso do Shuaijiao essa organização ocorreu de diferentes formas. Para o grupo do Shuaijiao Brasil o sistema de graduação foi construído a partir de uma adaptação do sistema que o Mestre Chang Dongsheng apresentou para os praticantes norte americanos em 1986.

A partir da organização do Mestre Chang, organizamos um sistema de graduação que privilegia a progressão pedagógica dos conteúdos e uma fácil visualização do caminho a ser percorrido dentro da prática dessa modalidade. Segue abaixo a nossa proposta.

 10654033_10204756332656578_659788066_n

Anúncios

4 pensamentos sobre “SISTEMA DE GRADUAÇÃO

  1. Prof. Marcelo,

    Pela CBKW o nível mais alto expoto é o 9º Deng. No Brasil, um atleta por se graduar além do 9º Deng? Existe exames para os níveis seguintes?

    Curtir

    • Quando ocupei o cargo de diretor do departamento de Shuaijiao da CBKW desenvolvi, a pedido do Mestre Nereu Graballos, então presidente da entidade, um sistema de graduação baseado em algum já existente. Escolhemos o desenvolvido pelo Mestre Chang Dongsheng em 1986. Ampliamos as divisões para atender a uma perspectiva brasileira de organização dos conteúdos. Foi uma opção na época que escolas pudessem adotar esse sistema. Na minha escola eu adoto ele, e dependendo do nível, temos exames (8 e 7 deng), os demais são alcançados por meio de concessão da Associação a qual o indivíduo está vinculado. Porém, existe um elemento também levado em consideração que é o tempo de formado e o tempo mínimo em cada graduação.
      Atualmente não sei o que a CBKW adota, mas muitas coisas foram alteradas desde a minha saída em 2011. Entretanto, diversas escolas adotam esse modelo e ainda trabalham conectadas com o grupo Shuaijiao Brasil.

      Curtir

    • Boa tarde, Marcelo. Fui aluno do mestre Nereu, aqui em Brasilia, nos anos oitenta, no estilo Shaolin do Norte. Vi, no Facebook, que, em breve, sera aberta, em Brasilia, uma academia de Shuaijiao. O professor foi seu aluno? Qual o tempo em cada Faixa? Pergunto porque, tambem, ja fiz judo. Abraços! Responder para: Danilo.bispo@tjdft.jus.br

      Curtido por 1 pessoa

      • Oi Danilo,
        estamos tentando organizar uma turma sim em Brasília. O que falta é um local adequado para isso. O professor que dará aula é meu aluno. Ele se formou com a turma do Ceará em 2011. E manteve contato comigo para continuar aprendendo. Assim, farei a supervisão dos trabalhos a serem desenvolvidos em Brasília, com algumas viagens para lá no sentido de ofertar aprimoramento técnico para os praticantes através de workshops regulares.
        Há uma organização cronológica para as graduações. O tempo vai variar de acordo com a graduação e a habilidade do praticante. Mas, podemos dizer que em média uma pessoa leva de 5 a 8 anos para se formar professor se praticar no sistema regular, com aulas semanais de ao menos 2 vezes por semana. Qualquer coisa que precisar ou outras dúvidas e informações é só entrar em contato. O meu email é antunesmm@gmail.com.
        Abraços,
        Marcelo Antunes

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s