Transferência de experiências entre modalidades de lutas – Shuaijiao*

Atleta aplicando tecnica em Daixian

*Texto escrito pelo professor Júlio Cesar Mafra

A transferência de habilidades se dá quando praticantes de determinadas modalidades acabam incorporando elementos de uma ou mais modalidades diferentes à sua prática, normalmente  através de intercâmbio direto ou recebendo de maneira “filtrada” por um professor, instrutor ou mesmo colega de prática.

Combate (Xilingol League)O Shuaijiao é uma modalidade de Wrestling, e como tal, temos vários estilos com similaridades técnicas. Tendo alguma experiência  em outras formas de luta agarrada (Judô, Wrestling Olímpico, Submission e outras técnicas de grappling), vou discorrer sobre os prós e contras dessas fusões.

Conhecendo o CT e a equipe de Beijing com Mestre Ma JianguoVou usar como parâmetro também minha presença na China, mais especificamente como aluno do mestre Ma Jianguo e do professor Marcelo Antunes em duas competições: uma na região autônoma da Mongólia Interior, na região administrativa de Xilingole, e outra na província de Shangxi, na cidade de Daixian, em 2016 e 2019 respectivamente. Fomos convidados  (o professor Marcelo e eu) pelo Mestre Ma Jianguo para acompanhar essas competições durante o período de nossa estadia na China. Também conhecemos o trabalho da equipe de Shuaijiao de Beijing que se preparavam para a competição em Daixian.

Para começar, vale observar o excelente nível técnico dos atletas e das equipes envolvidas, bem como a grande organização dos dois eventos, tudo com um padrão muito alto de qualidade, facilitando a vida dos profissionais e atletas envolvidos, além do andamento das competições.

Sobre as competições, alguns atletas possuíam técnicas incorporadas de outras modalidades, mas, vi predominantemente  muita da especificidade e linguagem corporal preservadas, bem como a eficácia das técnicas e do jogo em ambas competições. Vale citar que como em qualquer evento, em alguns casos não estava tão clara essa depuração técnica, o uso excessivo de força e estratégias  pouco  eficazes deixavam a desejar no aproveitamento das lutas dentro da perspectiva da especificidade do shuaijiao.

No primeiro caso, vemos atletas em idade universitária com  bases na modalidade bem  consolidadas: cheguei a identificar a origem de alguma técnica incorporada ao jogo de diferentes atletas, porém, nada que interferisse no desenvolvimento do jogo desenvolvido na competição.

Em Daixian com integrantes do Beijing team na cidade da provincia de ShangxiNo segundo evento  equivalente à infanto-juvenil e juvenil, a transferência de técnicas de outras modalidades também era visível, mas, sem a mesma qualidade. Vale lembrar que falo especificamente do aspecto da transferência, pois, no geral as lutas foram muito boas e os atletas de altíssimo nível dentro das suas respectivas idades e categorias.

Esse intercâmbio em modalidades de grappling é natural, e também temos o caso de praticantes de outras artes marciais que não possuem tal especialidade, a fim de refinar essas habilidades. Outro aspecto do Intercâmbio é o processo de formação do Shuaijiao no Brasil, desenvolvimento em termos de escolas, formação de professores e atletas, sendo que muitos desses praticantes têm origem em outras modalidades e se dividem em mais de uma prática, seja como aluno ou professor/instrutor .

Especificamente falando do Shuaijiao, o intercâmbio pode ser benéfico, desde que se apliquem todos os meios e ferramentas para utilização dos fundamentos através da prática do Tushou Jibengong e suas variações, que levam a um refinamento do Jiaoban (projeções), bem como preservação da sua linguagem corporal, convertendo tais esforços em desempenho prático no tatame como lutador/técnico ou na academia como professor.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: