2017 FOI UM ANO INTENSO PARA O GRUPO SHUAIJIAO BRASIL

2017 foi um ano intenso. Não há outra forma de adjetivá-lo. Principalmente para o Grupo Shuaijiao Brasil. Essa é a minha percepção particular. Depois de no fim de 2016 a confederação Brasileira de Shuaijiao ter sido fundada (26/11/2016), muitas coisas aconteceram e fizemos parte da maioria delas.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Podemos listar o I SEMINÁRIO NACIONAL DE SHUAIJIAO, o I CAMPEONATO NACIONAL DA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE SHUAIJIAO, o IV SIMPÓSIO NACIONAL DE LUTAS, ARTES MARCIAIS E MODALIDADES DE COMBATE, cursos de formação e atualização em Ribeirão Preto (SP) e Fortaleza (CE), Curso de Extensão universitária na FEF-UNICAMP, Palestra Introdutória sobre o Shuaijiao na UNIFOR (CE), além de treinos regulares em São Paulo, Campinas, Valinhos, Fortaleza, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Realmente estivemos muito ocupados esse ano.

Apoiamos a realização do I Campeonato Nacional da Confederação Brasileira de Shuaijiao (2017) em parceria com a FEF-UNICAMP. Onde realizamos diversos cursos e seminários gratuitos para os inscritos e tivemos a participação de 19 atletas e representantes de oito estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Espírito Santo, Amazonas, Distrito Federal e Rio Grande do Sul. Envolvemos, entre dirigentes, atletas, técnicos, voluntários, árbitros e entusiastas do Shuaijiao, cerca de 100 pessoas em 3 dias de atividades intensas e diversas. Foram 23 lutas, 2 cursos de formação e um de arbitragem.

Organizamos em parceria com a FEF-UNICAMP e CBSHUAIJIAO, O I SEMINÁRIO NACIONAL DE SHUAIJIAO (CHINESE WRESTLING), evento acadêmico que contou com ainda com o apoio do Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagógicas em Lutas FEF-UNICAMP e do Grupo de Pesquisa em Políticas e Fundamentos da Educação (CNPq/PUC Campinas). Foram realizadas sete palestras e dois cursos de formação, com a presença de participantes dos estados de São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Ceará e Minas Gerais. Esse evento congregou cerca de 80 pessoas entre professores universitários, professores de educação física, professores e instrutores de artes marciais, além de representantes das instituições de ensino superior Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdades de Ciências Aplicadas (FCA-UNICAMP), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Pontifícia Universitária Católica de Campinas (PUCCamp) e Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM).

 

No projeto de extensão universitária realizado na FEF-UNICAMP, ministramos cinco treinos divididos em cinco meses (agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro) com a participação de diversos professores, instrutores e praticantes do Shuaijiao de vários estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Amazonas. Na condução dos treinos, que visaram a atualização e intercâmbio técnico, tivemos a contribuição dos professores Júlio Mafra, André Coelho e Agnaldo.

No IV Simpósio Nacional de Lutas, Artes Marciais e Modalidades de Combate apresentamos o Shuaijiao em três perspectivas: Artes Marciais Chinesas e o MMA:  Breve Histórico; Shuai Jiao e possível complementaridade em outras Lutas de domínio e no MMA; e Indo além do LPO e do Kettlebell: implementos e meios não convencionais (China) p/ Preparação Física de Lutadores. Foi uma experiência muito engrandecedora, pois, colocamos o Shuaijiao em contato com diversos professores, instrutores e atletas de diferentes modalidades. Entre elas o Jiu-jitsu, Judô, Karatê, Luta Olímpica, MMA, Wushu, Taekwondo, boxe, e outras. A receptividade dos mais de 60 participantes do curso foi impressionante, no trazendo a satisfação e a certeza de estarmos no caminho certo.

IMG_20170901_123038386

O ano de 2018 não será diferente! Termos o II Campeonato Nacional da Confederação Brasileira de Shuaijiao, o II Seminário Nacional de Shuaijiao, o XII Campeonato Internacional de Shuaijiao de Paris, França, as Clínicas de Shuaijiao no Parque Olímpico do Rio de Janeiro, a continuidade dos cursos de formação e atualização técnica em Ribeirão Preto (SP), Campinas (SP) e Fortaleza (CE), a inauguração da turma de Shuaijiao no Instituto de Educação Física da Universidade Federal Fluminense (IEF-UFF), além de seminários introdutórios de Shuaijiao na Universidade Brasília (UnB) e na Universidade Federal de Pernambuco (UFPB).

Esperamos você lá! 2018 nos espera!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s