No fim de semana dos dias 2 e 3 de dezembro de 2017, em Botafogo, no Rio de Janeiro aconteceu o IV Simpósio Nacional de Lutas, Artes Marciais e modalidades de combate. Esse é um evento acadêmico de difusão das artes marciais, um dos poucos eventos exclusivos de Artes Marciais e Esportes de combate, tem abordagens no ensino, história e treinamento.
O Shuaijiao foi representado no evento no curso Artes marciais chinesas: transferências e possibilidades para outras artes marciais. Com a presença de aproximadamente 70 praticantes de lutas como jiujitsu, judô, karate, muay thai, kungfu, boxe, luta olímpica entre outras, o curso dividiu-se em três blocos:
Bloco 1: Artes Marciais Chinesas e o MMA – Histórico;
Bloco 2: Shuai Jiao e possível complementaridade em outras Lutas de domínio e no MMA; e
Bloco 3: Indo além do LPO e do Kettlebell: implementos e meios não convencionais (China) p/ Preparação Física de Lutadores.
No Bloco 1 foi apresentado os conceitos básicos sobre as artes marciais chinesas, a diferença entre Bian e Shuaijiao e seus respectivos desenvolvimentos históricos e o Shuaijiao como modalidade complementar para lutadores chineses de MMA na atualidade.
O Bloco 2 constituiu-se de uma vivência prática, onde foram apresentadas diferentes técnicas de projeção do shuaijiao em situações de Grappling.
O Bloco 3 concentrou-se em apresentar os equipamentos de condicionamento físico do Shuaijiao e suas possíveis possibilidades de suporte ao treinamento físico de atletas de lutas de Grappling e MMA.
Além de ter sido um prazer trabalhar com tantos atletas, técnicos, professores e mestres de diferentes backgrounds, esse curso representou um grande passo na aproximação do Shuaijiao das demais lutas e do MMA, possibilitando o intercâmbio de experiências e a contribuição técnica do Shuaijiao para outras modalidades de combate.