O SHUAIJIAO E O AMBIENTE UNIVERSITÁRIO: LÓCUS PROPÍCIO PARA SEU DESENVOLVIMENTO

O ambiente acadêmico, aos poucos, vai acolhendo os estudos sobre as artes marciais, lutas e esportes de combate. Isso se deve ao grande crescimento desse fenômeno atual, as Lutas. Seja em número de praticantes, de estudos sobre o tema, ou ainda, o número de modalidades ofertadas, esse fenômeno se constitui como um dos mais crescentes na atualidade. Assim, os meios acadêmicos começam a olhar para ele com grande interesse. Por esse motivo, diversos eventos científicos são criados, além de novos grupos de pesquisa e publicações sobre o tema.

Nesse mês ocorreu mais um evento sobre as Lutas. O evento foi organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Lutas, Artes Marciais e Esportes de Combate (GEPLAMEC) da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O evento foi intitulado SEMINÁRIO DE LUTAS NO CONTEXTO ESCOLAR E OUTROS AMBIENTES EDUCACIONAIS: REFLEXÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS 2016. Para esse evento, os organizadores convidaram alguns pesquisadores das Lutas de diferentes regiões do Brasil, como o Professor Mst. Maicon Servilio Pereira, o Professor Ms. Luiz Gustavo Rufino, o Professor Esp. Antônio Sergio de Araújo Mendonça e o Professor Dr. Marcelo Moreira Antunes, para proferirem palestras e ministrarem cursos para os praticantes.

Essa foi uma ótima oportunidade para divulgar o Shuaijiao em um novo ambiente. Buscando novos públicos para a sua prática e difusão, procurando criar uma nova mentalidade para essa modalidade. Assim, o Professor Dr. Marcelo Moreira Antunes, além de ministrar a palestra “A PRODUÇÃO ACADÊMICA EM LUTAS, ARTES MARCIAIS E ESPORTES DE COMBATE”, também ministrou o curso “INTRODUÇÃO AO SHUAIJIAO (CHINESE WRESTLING): TEORIA E PRÁTICA”.

seminario-de-lutas-2

O curso sobre o Shuaijiao atraiu grande número de interessados, entre alunos do curso de educação física de diferentes universidades do Maranhão e praticantes de diversas artes marciais. Alcançou grande sucesso entre os participantes, principalmente por entenderem que as técnicas eram muito simples de serem utilizadas e a didática de ensino era muito bem organizada. Esse sucesso, somente foi possível, pelo nosso compromisso com a qualidade, profissionalismo e seriedade em trabalhar com conhecimento tão rico em termos de técnicas, fundamentos culturais e filosóficos.

Ficamos felizes com o resultado, e reafirmamos que o meio acadêmico no seio das universidades é um dos ambientes mais profícuos para a divulgação, fomento e desenvolvimento do Shuaijiao, pois, elimina vícios que por ventura se estabeleçam pela prática de outras artes marciais que pretensamente tenham o objetivo de colocar essa arte marcial chinesa em um plano coadjuvante no cenário nacional. Mas para que isso seja possível são necessários uma formação adequada na modalidade, experiência prática sob a orientação de bons professores e pensamento crítico e reflexivo, fruto de uma formação consistente e bem orientada.

Parabéns ao GEPLAMEC, a UFMA e a todos os professores, alunos e participantes que fizeram o evento um sucesso.

livros-no-evento

Anúncios

Um pensamento sobre “O SHUAIJIAO E O AMBIENTE UNIVERSITÁRIO: LÓCUS PROPÍCIO PARA SEU DESENVOLVIMENTO

  1. Notícia excelente. De fato, para a singularidade do Shuaijiao e mais, para a formação rigorosa realizada em Beijing do Prof. Dr. Marcelo Antunes, não há outro espaço para que a arte marcial se consolide. É por meio da pesquisa acadêmica e sistemática que se pode descortinar compreensões consolidadas neste meio, sem sustentação, como é o caso de um capítulo da recente obra Artes Marciais, lutas e esportes de combate na perspectiva da Educação Física: reflexões e possibilidades, intitulado: O senso comum sobre a origem das artes marciais orientais: o mito de Bodhidharma. Aliás, recomendo este excelente livro da área: https://www.editoracrv.com.br/produtos/detalhes/31562-detalhes

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s