TREINAMENTO DE SHUAIJIAO EM BEIJING 2014

20140927_112849Desde que me tornei aluno da academia de Shuaijiao dos mestres Li Baoru e Ma Jianguo em 2008 os treinos sempre são cheios de novidade. Na viagem desse ano não foi diferente. Além das aventuras gastronômicas em um restaurante mulçumano, reduto do Shuaijiao tradicional de Beijing, novos aprendizados foram vivenciados.

DSC07053Mestre Ma, como sempre, apresentou, de forma muito didática, novas técnicas do Shuaijiao. Dessa vez foram mais projeções, treinamentos básicos ou Jibengong (基本功), técnicas de luta, diferentes treinos com o Dabangzi (大棒子) e histórias sobre o Shuaijiao. Constantemente auxiliado pelo instrutor Zhang, aluno da escola há vinte anos, as aulas sempre ricas em novidades, correções e orientações para o bom desenvolvimento da modalidade.

Outra novidaDSC07060de dessa vez foi a participação do meu irmão de escola Plínio Tsai, além é claro do Ortega, que foi pela segunda vez comigo. Para o Plínio foi uma experiência muito diferente, pois treina judô e jujitsu também, e comparar essas modalidades com o Shuaijiao é sempre esclarecedor. Em resumo, ele virou adepto do Shuaijiao de carteirinha, e já planeja a próxima viagem à Beijing para treinar com o Mestre Ma.

Mesmo com tantas novidades uma coisa nunca muda, a sabatina da primeira aula. A prova oral. Mestre Ma sempre faz isso, diz o nome de uma técnica para que eu a demonstre. Na minha percepção o objetivo disso é saber o quanto treinei os conteúdos aprendidos no último encontro. Essa forma de avaliação seve para que ele estruture a nova etapa de aprendizagem, sem que a repetição de técnicas ocorra. O problema é que ele faz a revisão, a prova oral, e depois pede para eu repetir em frente a outros chineses, professores ou não de Shuaijiao, de modo a alcançar a aprovação de outras pessoas. É quase que “olha o que meu aluno ocidental aprendeu!”. Daí a minha responsabilidade aumenta e a felicidade dele também.DSC07063

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s